logo RCN

Joinville acumula 30 mm de chuva nas últimas 12 horas

  • Foto: Secom / Divulgação -

Chuva, granizo e trovoadas atingem Joinville; Defesa Civil em alerta

Durante a manhã e o início da tarde deste sábado, a cidade de Joinville enfrentou condições climáticas adversas, com o registro de chuva intensa, granizo e trovoadas. A Defesa Civil do município reportou um acumulado de 30 mm de precipitação nas últimas 12 horas, alertando para os possíveis riscos que o tempo instável representa.

Os impactos imediatos da chuva incluíram alagamentos pontuais em algumas vias da cidade e o aumento no nível dos rios locais. A Defesa Civil também recebeu seis ocorrências de menor gravidade, que foram prontamente atendidas pelas equipes de emergência.

Devido à persistência das condições climáticas desfavoráveis, Joinville permanece em Alerta Laranja no Plano de Contingência (Plancon). Esse status é especialmente preocupante pelas ameaças de deslizamentos de terra e alagamentos que podem afetar a segurança da população.

No fim da manhã, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin estiveram na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança (Seprot), que abriga a Central de Monitoramento da cidade. Durante a visita, eles foram informados de que a chuva deve continuar até o final do dia, mantendo a cidade em alerta.

Além disso, a previsão meteorológica para o domingo não é animadora, com a expectativa de um aumento significativo no volume de precipitação em todo o estado. Para o próximo dia, são esperados volumes entre 70 e 80 mm de chuva, o que requer vigilância constante por parte das autoridades locais e da população.

A Defesa Civil de Joinville continua monitorando de perto a situação e recomenda que os moradores estejam atentos às atualizações e orientações das autoridades competentes, especialmente em áreas vulneráveis a deslizamentos e inundações. A segurança de todos é prioridade máxima neste momento de instabilidade climática.


Orientações

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente de pessoas que moram próximas de rios e morros.

A orientação para a população é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas atingidas. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido à correnteza que tende a aumentar.

Já os sinais que indicam risco de deslizamento são movimentações de terra, como inclinação de postes e árvores, rachaduras em paredes e no caso específico de morros, água com barro escorrendo.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Chuvas intensas afetam ao menos 78 cidades de Santa Catarina Anterior

Chuvas intensas afetam ao menos 78 cidades de Santa Catarina

Monitoramento: Santa Catarina tem 67 municípios com registro de ocorrências devido às chuvas Próximo

Monitoramento: Santa Catarina tem 67 municípios com registro de ocorrências devido às chuvas

Deixe seu comentário